Rinoplastia

Acaba de me ocorrer uma coisa: será que existe cirurgia para alargar/engrossar/abatatar/africanizar o nariz? Eu nunca soube de alguém querer fazer isso, e talvez não exista justamente por essa falta de demanda. Nós podíamos fazer um clube de pessoas que querem africanizar o nariz pra ver se surgem técnicas para isso. Iríamos a vários médicos, relatando o drama de não ter narizes grossos o suficiente, e de como aquilo vem fazendo mal para a nossa auto-estima.

Tyra antes e depois

Eu sou a favor de ir nessa até a hora de liberar a grana pra cirurgia. Aí a gente vai numa última consulta e fala pro médico: “Doutor, a minha terapia de grupo está me fazendo ver que devo me aceitar como sou, que sou belo(a) como sou, e que as pessoas acham feio o meu nariz fino por preconceito, uma construção histórica da nossa sociedade. Eu tenho orgulho do meu nariz fino, e decidi que não vou mais fazer a cirurgia!”

Michael antes e depois

Estão achando que é brincadeira, né? Pra ter uma noção de onde podemos chegar com essa história de afinar nariz, deem uma olhada no post “Michael Jackson no Hospital dos Servidores”, no Nei, sobre o que uns médicos propuseram nos anos 70 sobre o assunto.

E aí? Quem se habilita a entrar na dança?

18 Responses to “Rinoplastia”


  1. 1 Dr Marcelo Wulkan 21/08/2009 às 14:28

    Parabéns pelo contúdo interessante de seu site.
    A rinoplastia deve sempre ser feita visando melhora estética e funcional.
    O benefício estético deve ser entendido como uma alteração que traga mais equilibrio das proporções estéticas da face, nas quais o nariz tem função impar. Não se deve mudar um nariz tentando modificara raça de uma pessoa. Além de anti-ético, a tendência de resultado é ser pouco natural.
    O benefício funcional é aquele em que o objetivo é melhorar a respiração. Nos casos de pacientes afro-descendentes, não podemos modificar muito a aparencia externa do nariz para nao comprometer o fluxo de ar.

    Parabéns pela matéria.
    Convido todos a ler um pouco mais sobre o assunto em http://www.rinoplastia.inf.br

    Dr. Marcelo Wulkan

  2. 2 Rafael Abreu 21/08/2009 às 18:42

    Cara,

    Não sei se o comentário acima é sério, mas peralá, não sejamos hipócritas. Legal que se enfatize a parte funcional, mas o que é a “melhoria estética”? Sem contar quando se tira aquele ossinho protuberante (vê-se que minha ignorância na área é tremenda), que não é uma marca da raça, a maioria das melhorias estéticas são pra afinar o nariz não são? Ou será que a maioria, pra “melhorar a estética”, chega e diz: “dotô, dá uma engrossada aê”?

    O preconceito é mais forte justamente porque se disfarça atrás dessa “melhoria estética”. Quem faz a cirurgia se baseia num padrão estético universal, ora bolas!

    Isso me lembra um post do LLL, que falava do cabelo afro. Vários comentadores realmente vinham dizer que o cabelo liso era universalmente mais bonito, ora! Que não tem nada de construído socialmente droga nenhuma. Isso deve ser coisa de sociólogo chato!

  3. 3 Rafael Cesar 22/08/2009 às 00:38

    Bicho, o meu ponto é exatamente esse: não sou contra essas cirurgias, cada um faz o que quer. Mas, evidentemente, a maior parte dessas cirurgias é pra afinar o nariz. Eu tenho uma amiga, bem branca, que considero bonita, que quer fazer isso com o nariz, que é bem batatinha (tem uma vovó lá atrás que era pretinha, com certeza). Eu acho que o nariz dela compõe o rosto com a boca dela, que também é grande, carnuda, mas ela não acha. Resta descobrir se essa diferença de percepção minha pra percepção dela é uma construção social, e até que ponto devemos aceitar os impactos dessa construção. Não condeno a cirurgia dela (embora eu ache que vai ficar feio, estranho), não tenho sequer certeza se o problema dela é por essa construção, ou se é porque ela acha feio, mesmo, mas tento estimular a moça a pensar sobre isso um pouco, quando ela menciona o causo.

  4. 4 Rafael Cesar 22/08/2009 às 00:40

    Ah, e esse Dr. Wulkan aí aproveitou para fazer um spam para os meu 3 ou 4 leitores (eu, você, minha mãe e meu pai; ninguém que vá fazer a cirurgia). Se você tiver tempo, dá uma olhada lá no site que ele deixou. É tosco, cheio de pérolas e eufemismos.

  5. 5 Marcelo 04/11/2009 às 00:13

    Caros amoigos vcs devem ter errado pois tocaram antes por depois corrijam !!!!!!
    Ass. Marcelo Piretti

  6. 6 Rafael Cesar 09/11/2009 às 09:41

    Marcelo,

    Você é burro ou tá de sacanagem com a minha cara?

  7. 7 cila 25/04/2010 às 22:36

    e o aumento dos lábios é africanizar?
    os brancos andam a querer ter o labio de preto

  8. 8 Rafael Cesar 29/04/2010 às 19:19

    Não sei, Cila, pode ser que sim. Mas a questão é que “africanizar” os lábios não é motivado por um processo histórico que justificou a escravidão e que naturaliza, hoje, toda a desigualdade entre negros e brancos etc e tal. Entendeu? O problema não é “europeizar” o nariz ou “africanizar” os lábios. O problema está nas motivações e questões por trás. E, aí, “europeizar” os lábios têm um peso muito maior, uma questão muito mais complexa, que não diz respeito apenas à estética, como é o caso de “africanizar” os lábios.

  9. 9 Joyce 11/05/2010 às 01:40

    O.o
    Gente o fato é que quando se fala de feio ou bonito cada um tem uma opnião e isso ainda muda conforme os anos , antes peitão era coisa de americana e bunda grande era coisa de brasileira …. A mesma coisa acontece com os labios e o nariz.
    Pra mim não existe mais estilo de um e jeito de outro todos nós somos resultado de uma mistura completamente universal posso estar falando besteira, como posso saber, a unica coisa que eu sei é que independente do que seja se vc acha que deve mudar algo no seu corpo F*@#-SE o resto. \o/

  10. 10 Rafael Cesar 12/05/2010 às 01:42

    A opinião muda conforme os anos, muda conforme a cultura, e muda também conforme os preconceitos, Joyce. Por isso que não é tão simples essa questão de querer afinar o nariz. Se quiser, concordo contigo, tem mais é que afinar, mesmo. Mas de onde vem esse desejo? O que tem aí por trás? Será que às vezes não pode ter a ver com a ideia de que ser negro é feio, de que ter nariz de negro é feio, de que cabelo de negro é feio etc? Entendeu o que eu quero dizer?

  11. 11 r 29/07/2010 às 05:02

    eu afinei e me arrependi

  12. 12 r 29/07/2010 às 05:03

    queria muito encontrar alguém que alargasse narizes….toda clinica só sabe fazer ficar fino e pequeno, e nunca o caminho inverso

  13. 13 Rafael Cesar 30/07/2010 às 00:22

    se eu descobrir uma, te conto, r.

  14. 14 Alessandra 10/11/2010 às 14:02

    O comentário do Dr Wulkan reitera a opinião da matéria de que a busca pelo padrão europeu de beleza, falando especificamente no nariz, muitas vezes leva a um resultado desastroso (vide Michael Jackson e tantos outros). A opinião dos cirurgiões plásticos mais modernos é de que não é legal exagerar na hora de afinar o nariz, e de que cada um deve valorizar sua etnia, por exemplo, uma pessoa negra provavelmente não vai ficar berm com o nariz da Ana Hickman, pois os outros traços do seu rosto não vão combinar em nada com esse tipo de nariz.

    Ele achou interessante vc entender isso e divulgar através do site. Não foi um “spam”, foi um elogio ao conteúdo da matéria e à mensagem que passou.

  15. 15 Brú Severo 05/11/2011 às 05:00

    Eu acho que hoje em dia assuntos como racismo, homofobia e bullying estão chegando no limite! Tudo vira, “se isso é de uma raça branca, só querem fazer isso porque é de branco”, porrã, é visível que é mais bonito um nariz mais fino, claro que sempre respeitando ah estrutura ossea da pessoa! Na Tyra mesmo ficou melhor e não ficou super fininho!

    Eu acho hipocrisia falar que ah boca “africanizada” é diferente do nariz “europeu”, ah boca é uma caracteristica sim da raça negra!

    Ah maior parte que vai fazer ah cirurgia não esta pensando em virar um finlandês, e sim deixar o nariz mais harmônico com o rosto!
    Assim como os lábios muitas vezes também, tem vezes que exageram, mas não é p/ parecer negro e sim p/ parecer mais sexy!

    Cada um tem o seu padrão de beleza, sim ah sociedade impõe alguns padrões de beleza, mas tem certos detalhes que realmente são mais bonitos aos olhos humanos no geral!

    Uma pessoa que só tem um fiapo de boca, ou uma pessoa que tem o nariz do tamanho do rosto ou ainda uma pessoa com o nariz igual o do Luciano Hulk não será bonitas ainda que o resto do rosto seja lindo, porque isso não esta de acordo com o resto do rosto!

    Se ah pessoa liga p/ isso, se ela se sente bem assim ou não, se ela gosta do nariz assim ou não é outra coisa!

    Eu tenho o nariz um pouco mais largo do que eu gostaria, com uma ondinha e não é tão arrebitado, eu vou fazer rinoplastia, porque eu sei que isso fará bem p/ minha vida! Não é um nariz gigante, mas isso me atrapalha ah vida toda, tanto em auto-confiança, como em beleza, apesar das pessoas não repararem muito, mas eu reparo e eu estou fazendo isso por mim!

    É isso… :)

  16. 16 Mariana Benedita dos Santos, Negra Bene. 04/03/2012 às 21:13

    Rei Martinho Ganga Zumba da Vila?
    Movimentos negros brasileiros fizeram protestos de desagrado contra famoso cantor e sambista Martinho da Vila, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel uma das mais importantes do carnaval brasileiro, escola de samba do Carnaval Brasileiro e em 2012, com o enredo “Você Semba Lá… Que Eu Sambo Cá. do povo brasileiro) que nos versos O Canto Livre de Angola!”. Com uma exaltação maravilhosa a ANGOLA a pátria mãe da maioria (54% tem sangue africano-angolano em nossas aveias. Samba Enredo da Vila Isabel(Vibra, oh, minha Vila A tua alma tem negra vocação/Somos a pura raiz do samba/Bate meu peito à tua pulsação/Incorpora outra vez kizomba e segue na missão/africano ecoando, solo feiticeiro/Na cor da pele, o negro/Fogo aos olhos que invadem/Pra quem é de lá/ Forja o orgulho, chama pra lutar). Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho enaltece e valoriza a cor negra e sua grande contribuição para este País, com a maior festa popular do Mundo que é o desfile das Escolas de Samba do Rio Janeiro e fala Rainha Ginga a Tia Ciata, numa beleza de espetáculo que emociona o povo e a gente, nota 10 para Vila Isabel e nota Zero O para Presidente Wilson Vieira Alves a carnavalesca Rosa Magalhães e principalmente o Presidente de Honra: Martinho José Ferreira o “Martinho da Vila” que se negaram a ouvir e atender as reclamações dos milhares de e-mails, cartas e ligações telefônicas e celulares para sensibilizar esses dirigentes. que seria um desprestígio para comunidade negra feminina serem excluídas as frente da bateria da Vila Isabel colocando uma rainha nipo-brasileira (japonesa) e uma musa loira, com respeito a elas, mas porque não por uma negra também e por coerência ao enredo exaltava a raça negra e negritude cultural África Angola Brasil. Apesar de todos esforços não foram suficientes par conscientizar estes dirigentes é lamentável que as crianças a juventude a mulher afro brasileira sofram estes preconceitos excluídas marginalizadas , humilhadas por aqueles que dizem ser defensores e nossos ídolos. Martinho da Vila é uma vergonha e covardia, muito obrigado pelo desserviço ao resgate e valorização da raça negra.Rei Martinho Ganga Zumba da Vila? Mariana Benedita dos Santos, Negra Bene. mariana.jornalista@bol.com.br

  17. 17 Amanda 28/04/2012 às 23:07

    Eu acho meu nariz bonito. Mas quero ele mais bonito ainda então vo fazer uma rinoplastia pra harmonizar com meu rosto, acho que é uma Maldita hipocrisia dizer que a pessoa tem que passar a vida inteira com um nariz feio, grosso e desproporcional so pra não negar suas origens..kkkk parece piada! E ridicula! Todo mundo tem direito de modificar seu corpo como bem entender, e ninguem tem nada com isso. Isso é descupa de duro que não tem dinheiro pra pagar uma rinoplastia. Eu acho horivel nariz chato! TO FORA! e se isso for preconceito, eu sou e assumida! Prefiro ser isso do que hipocrita e dizer que as pessoas devem ter nariz feio pra agradar esses chatinhos metidos a revolucionarios que nunca chegarao a lugar nenhum. Bando de idiota! Principalmente esse que escreveu essa materio. Deve ter um nariz daqueles!!!

  18. 18 Rafael Cesar 15/05/2012 às 23:25

    Feio é o seu comentário, Amanda.


Deixe uma resposta

oquê, caboco!

quando chegar a um milhão, eu fecho o blog.

  • 40,905

escreva seu e-mail no campo abaixo

Junte-se a 7 outros seguidores

quer falar comigo, ném?

meu jazz @ gmail . com

———————————————-


